top of page

- Ano novo, vida nova -

Ano Novo… com ele vêm os desejos, os objectivos, novos projectos; são 365 novas oportunidades para colocarmos em prática tudo quanto ambicionamos. Para isso munimo-nos de todas as ferramentas que conseguimos arranjar e, lá vamos nós, cheias de garra e esperança. Curiosas como somos, fomos espreitar que rituais, superstições e credos circulam um pouco por todo o mundo, nesta época em que nos despedimos de um ano e damos as boas vindas ao ano que se segue. E, quem sabe se não encontrarás na tua My Julie Box de Janeiro, uma dessas ferramentas?!


Em Itália todos devem usar roupa interior vermelha, por se acreditar que quem a usa terá um ano repleto de amor. Para além disso, os italianos costumam deitar fora (preferencialmente pela janela) os objectos que já não querem, sejam pratos, roupa, o que for, deitar fora o velho para fazer entrar o novo. Há também o costume de escrever num papelinho os nossos desejos mais profundos, atirando depois o pedaço de papel para o fogo.

Na Finlândia, as pessoas costumam comprar pequenas ferraduras de estanho que, depois derretem numa frigideira. O estanho derretido é depois deitado em água gelada até solidificar e, a forma que este adquirir será um presságio de algo que irá acontecer no ano que se segue.

A Irlanda é um país conhecido pela sua ligação com os costumes antigos, por isso não será de estranhar que, um dos rituais realizados pelas raparigas solteiras conte já com séculos de existência… se quiserem encontrar o amor das suas vidas no ano que se segue, devem colocar debaixo da almofada um pouco de azevinho na noite de passagem do ano; no dia seguinte envolvam-no num pano de linho branco e, guardem-no num local a que só vocês tenham acesso. Depois, basta esperar.


No Reino Unido pratica-se uma linda tradição. À meia noite todos deverão sair à rua para cantar “Auld Lang Syne”. Já sabem, se por ventura forem passar o ano a terras de sua majestade, será de bom tom saber a letra desta canção.

É comum entre os turcos, usarem-se sacos com sal grosso e turquesas como talismã de protecção.


No Brasil, para além do tradicional branco que se espera atrair paz e tranquilidade, é costume saltarem-se sete ondas seguidas.


Já na Alemanha os porcos são reis à mesa, sendo como prato principal ou na forma de pequenas miniaturas espalhadas pela mesa;o importante é que estejam presentes pois acredita-se que trazem sorte.


O costume praticado na Áustria é muito semelhante ao da Finlândia, sendo que os Austríacos ao invés de ferraduras, derretem chumbo para saber que boas novas lhes reserva o futuro.


Ora no nosso querido país é usual comerem-se as doze passas, ao som das doze badaladas do relógio. Pede-se um desejo por cada passa e celebra-se com muito barulho, onde tachos e panelas velhas fazem as honras da casa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Segue-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
bottom of page